11 benefícios da caminhada para o corpo e a mente

Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e ainda emagrece
caminhada-emagrece-0234

Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada?

Caminhar não exige habilidade, não custa nada, pode ser feito praticamente em qualquer horário do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa em uma esteira. “Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana” explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Além da melhora do condicionamento físico, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência. Veja abaixo algumas dessas vantagens:

1.Melhora a circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.

  1. Combate a osteoporose

O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.

  1. Afasta a depressão

Começar a caminhar é o início de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando.

  1. Mantém o peso em equilíbrio e emagrece

Esse talvez seja o benefício mais famoso da caminhada. É claro que caminhar emagrece, juntamente com uma alimentação saudável.
Se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, o seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica que causa uma queima de gorduras localizadas.

  1. Protege contra derrames e infartos

Quem anda mantém a saúde protegida das doenças cardiovasculares. Por ajudar a controlar a pressão sanguínea, caminhar é um fator de proteção contra derrames e infartos.

A caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição na produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.

  1. Diabetes

A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Pois é, já deu para perceber o quanto caminhar faz bem, não é mesmo?
Então agora vou parar por aqui que vou ali fazer uma caminhada, se você gostou da nossa matéria, deixe seus comentários, sugestões e dicas aí abaixo.

Você pode também fazer seu pedido ou tirar suas dúvidas pelo
Telefone ou Whatsapp, diretamente com um de nossos consultores:

 

Whatsapp: (31) 9 9894-0481

Telefone: (31) 3785-7435

 

 

Se preferir, pode nos enviar um e-mail: rapidolight@gmail.com

 

Ou nos envie uma mensagem através do formulário abaixo:






* Campos obrigatórios.