10 Melhores Alimentos Contra a Flacidez da Pele

O que fazer contra a flacidez da pele? A resposta sempre nos parece algo caro, pouco acessível: cremes, tratamentos longos, aparelhos… Nem sempre precisa ser assim. Aos primeiros sinais de anormalidade, as providências deverão ser tomadas. Como em todos os casos, quanto antes se começar o tratamento, melhor.

Na realidade, não precisamos esperar que a pele fique flácida para começarmos a tratá-la. Deveremos fazer isso de forma preventiva. Como? Através de alimentação, por exemplo.

Há bons truques que poderão ajudar bastante, baratos e acessíveis a todos: os alimentos. Existem alimentos contra a flacidez da pele que poderão surpreender. Vamos entender tudo isso.

 

O que é flacidez da pele? 

Nossa pele é organizada por fibras que a sustentam, mais colágeno e elastina. Quando esse tecido é submetido a uma grande distensão, a elasticidade dessas fibras fica comprometida, resultando numa região sem tonicidade e com pouca rigidez. Há dois tipos: flacidez muscular e dérmica.

Anatomicamente, a pele se sobrepõe à musculatura. Caso esse músculo esteja flácido, consequentemente a pele terá essa aparência. Já o inverso é mais difícil de ser notado. Por esse motivo, pessoas com flacidez, ao fazerem exercícios intensos (musculação), poderão tonificar a musculatura e melhorar consideravelmente o quadro.

 

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Por que ela ocorre?

A flacidez da pele poderá ser ocasionada por fatores genéticos, hormonais, maus hábitos alimentares, sedentarismo ou falta de atividade física, um processo de perda de peso exagerado, gravidez, ou pela idade devido à perda de massa óssea e muscular, Sol em excesso, etc.

 

Quem é mais propenso?

Geneticamente as mulheres são mais propensas, porém, os homens não estão isentos.

As pessoas idosas costumam ser mais suscetíveis também por não produzirem colágeno e elastina, que são as fibras mais importantes para manter a tonicidade da pele.

Os indivíduos que se submeteram a cirurgia bariátrica também são bastante propensos, devido à enorme perda de peso. 

 

Como evitá-la?

Realmente, a melhor coisa a fazer é tentar evitá-la, pois, uma vez instalada, seu tratamento exigirá bastante esforço físico e reeducação alimentar. Além do exercício intenso, é imprescindível mudar completamente a rotina nutricional, pois a alimentação é a base da construção dos tecidos.

 

O que serve para firmar a pele?

O colágeno. Essa é a chave para termos uma pele tonificada e firme. Como conseguimos esse colágeno?

Uma medida importante é repor o colágeno, por esse motivo, vamos precisar de aminoácidos (os construtores de proteínas), entre eles a lisina, glicina e prolina. Além disso, precisaremos de vitamina A e C, e dos minerais: zinco, manganês, cobre e silício. Devemos incluir nessa lista também os ômegas.

Se ingerirmos diariamente alimentos com estes nutrientes, teremos uma melhora significativa de nossa pele, como um todo. A partir de agora, poderemos formular uma lista de alimentos contra a flacidez da pele.

  1. Lisina: É importante no desenvolvimento ósseo e muscular. Ela está presente no leite desnatado, na soja, na carne de aves, em ervilhas, peixes, amendoim e gemas de ovos.
  2. Glicina: O melhor alimento para obtermos a glicina é a gelatina incolor. Pode-se adicioná-la diariamente ao suco, não havendo necessidade de prepará-la como sobremesa. Outras fontes importantes de glicina são: batata doce, cenoura, berinjela, mandioca, abóbora, beterraba, cevada e centeio, ervilhas e feijões, leite e seus derivados, avelãs, nozes, amêndoas, castanhas e afins.
  3. Prolina: Precisamos de prolina. Vamos então buscar nas carnes, ovos, peixes, leite e derivados e gelatina. Também nas castanhas, nos feijões, ervilhas, no milho, na cevada e centeio, na cebola, no alho, na cenoura, na berinjela, na abóbora, na beterraba, nabo e nos cogumelos.
  4. Vitamina A: A vitamina A ajuda a reparar os danos causados às células da pele. Encontraremos em alimentos como cenouras, batata doce, leite e gema de ovo.
  5. Vitamina C: Está diretamente ligada à prevenção por danos causados pelo Sol. Está presente em furtas cítricas (limão, laranja, acerola, goiaba, abacaxi, kiwi, morango), tomates e brócolis.
  6. Zinco: Onde encontrar o zinco? Nas ostras e nos camarões, nas carnes, nos peixes, grãos integrais, castanhas, legumes e nos tubérculos.
  7. Manganês: Encontraremos manganês nos damascos, aveia, soja, agrião, nos pêssegos, nas amêndoas, nas carnes, nos feijões, no espinafre, nas bananas, no alface, cenoura, aipo, chicória, e nas ameixas frescas.
  8. Cobre: Está presente no fígado de vitela, no fígado de boi, nas ostras, no caju, na castanha-do-pará, avelãs, amêndoas, cereais integrais e no chocolate.
  9. Silício: O mineral que ajuda diretamente no rejuvenescimento. Precisaremos buscá-lo na aveia, cevada, trigo, arroz, milho, frango e seus miúdos, vegetais, frutos do mar e algas.
  10. Ácidos graxos: Os ômegas ajudam a reter a umidade, por esse motivo, a pele se mantém mais hidratada, mantendo melhor sua tonicidade. Encontraremos os ômegas em alimentos como peixes de água fria e no óleo de linhaça.

 

Mitos

  • Dormir de soutien evita a flacidez nos seios? Não.
  • Cintas farão a flacidez abdominal desaparecer? Não. As cintas farão uma compressão local, impedindo que a pele flácida fique à mostra, porém, ao retirar a cinta, o problema não deixou de existir.
  • Shorts modeladores funcionam contra a flacidez da pele? Não. Farão o mesmo efeito paliativo que as cintas. Eles não conseguem reconstruir as fibras que sustentam os tecidos.
  • Cremes contra a flacidez da pele recuperam o tecido? Não. Os cremes ajudam a hidratar a pele, e possivelmente poderão recuperar seu tônus levemente, mas eliminar a flacidez de uma pele muito flácida não é mérito de nenhum creme até hoje.

 

Concluindo

É importante nutrir nossas células, como um todo. Quanto mais hidratada estiver a pele, maior será também a sua elasticidade, sendo menos propensa à flacidez, portanto, vamos tomar água.

De nada vai adiantar controlar a alimentação se já houver um excesso de pele sobrando. Em alguns casos, a musculação poderá ajudar bastante, porém, em casos extremos, como os bariátricos, só mesmo com intervenção cirúrgica.

Hábitos saudáveis sempre serão a resposta a qualquer possível problema, seja ele estético ou não. Se não for possível eliminar a flacidez da pele completamente através da alimentação, ao menos poderemos minimizar sua evolução para um problema maior.

 

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Fonte: Mundo Boa Forma

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