10 Benefícios da Vagem – Para Que Serve e Propriedades

VagemAs vagens, também chamadas de feijão-vagem, são colhidas com seus grãos antes de terem tido a chance de amadurecer. Elas são nutricionalmente mais comparáveis a outros vegetais do tipo, como a ervilha e o quiabo. Este texto irá abordar para que serve este vegetal em termos de saúde, trazendo uma lista de propriedades e benefícios da vagem.

 

Um pouco sobre a vagem

Vagens são membros da família Phaseolus vulgaris, e são populares em dietas ao redor do mundo. Há pequenas variações na forma, em diferentes áreas de cultivo, e a vagem pode ter vários nomes diferentes. Existem cerca de 150 variedades em todo o mundo, que vêm em todas as formas e cores. Apesar da aparência variável dos grãos, o conteúdo e benefícios da vagem são semelhantes em todos eles.
A vagem é um vegetal versátil que pode ser cultivado em muitos climas diferentes, o que ajudou a torná-la um alimento tão popular e reconhecido mundialmente. Embora popularizada em muitos pratos americanos e europeus, elas são amplamente cultivadas em toda a Ásia e África também.
Propriedades e benefícios da vagem
Esta seção irá relatar para que serve a vagem em termos de saúde. Os tópicos abaixo incluem uma série de propriedades e benefícios da vagem.

 

 

VAGEM DA RÁPIDO LIGHT – É prático, é light, é saudável… É muito bom.

 

1. Propriedades antioxidantes

O conteúdo melhor estudado do ponto de vista científico entre as propriedades e benefícios da vagem são em relação à proteção antioxidante. Em adição aos nutrientes antioxidantes convencionais, como a vitamina C e betacaroteno, a vagem contém quantidades importantes do mineral antioxidante manganês.
Todavia, a área de fitonutrientes é onde a vagem realmente brilha em seu valor antioxidante. As vagens contêm uma ampla variedade de carotenoides (incluindo luteína, betacaroteno, violaxantina e neoxantina) e flavonoides (incluindo quercetina, kaempferol, catequinas, epicatequinas e procianidinas) que têm sido apontados para ter propriedades antioxidantes.
Além disso, a capacidade antioxidante total de vagem foi medida em vários estudos de investigação, e em um estudo, as vagens foram apontadas por ter uma maior capacidade antioxidante total do que alimentos semelhantes nas famílias da ervilha e feijão, por exemplo

2. Benefícios da vagem para a saúde cardiovascular

Assim como você poderia esperar, o apoio antioxidante fornecido pela vagem proporciona alguns benefícios cardiovasculares diretos. A maioria das pesquisas cardiovasculares envolvendo a vagem analisam animais. Uma melhoria nos níveis de gordura no sangue e uma melhor proteção destas gorduras contra danos de oxigênio foi mostrada como resultado da ingestão da vagem. Curiosamente, a “casca” da vagem (a parte que fornece a cobertura para os grãos dentro) parece estar mais relacionada a esses benefícios cardiovasculares do que os feijões em seu interior.

3. Uma fonte de ácidos graxos ômega-3

Embora não seja documentado nas pesquisas em saúde, é esperado que o conteúdo de ácido graxo ômega-3 da vagem também possa dar uma contribuição importante para as suas propriedades cardiovasculares. A maioria das pessoas nem sequer reconhecem a vagem como fonte de gorduras ômega-3.
Enquanto não há uma quantidade relativamente grande de ácidos graxos ômega-3 alfa-linolênicos (ALA), esse valor ainda pode ser muito importante e é realmente bastante grande em comparação com a quantidade de calorias da vagem. Você ganha 1 miligrama de ALA para cada 4 calorias de vagem que você come. Para cada 4 calorias de nozes que você come, você obter 1,4 miligramas de ALA. Assim você pode ver que a vagem, embora não seja tão concentrada em ALA como as nozes, é, contudo, uma fonte subestimada deste nutriente protetor.

4. Possíveis benefícios da vagem com relação ao câncer

As vagens contêm uma elevada quantidade de clorofila, que pode bloquear os efeitos cancerígenos de aminas heterocíclicas geradas ao grelhar carnes a uma temperatura elevada. Se você tende a gostar de seus alimentos grelhados carbonizados, certifique-se de emparelhá-los com vegetais verdes para diminuir o seu risco. As propriedades anticancerígenas também são esperadas por conta de seu apoio antioxidante.

5. Propriedades que ajudam com a fertilidade

Para as mulheres em idade fértil, consumir mais de ferro a partir de fontes vegetais como espinafre, feijão, abóbora e vagem parece bom para promover a fertilidade, de acordo com a Harvard Medical School’s Harvard Health Publications. A ingestão de ácido fólico adequado também é necessária para as mulheres grávidas, a fim de proteger seus filhos contra defeitos do tubo neural. Uma xícara de vagem fornece aproximadamente 10% das necessidades diárias de ácido fólico e 6% das de ferro.

6. Pode ajudar contra a depressão

Satisfazer as suas necessidades diárias de ácido fólico também pode ajudar com a depressão. O consumo adequado de folato pode evitar um excesso de homocisteína no corpo, o que evita que o sangue e outros nutrientes cheguem ao cérebro. O excesso de homocisteína pode interferir com a produção dos hormônios de bem-estar como serotonina, dopamina e noradrenalina, que regulam o humor, sono e até mesmo apetite.

7. Benefícios da vagem para a saúde dos ossos

A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. O adequado consumo de vitamina K melhora a saúde do osso ao atuar como um modificador de proteínas da matriz óssea, melhorando a absorção de cálcio e reduzindo a excreção urinária de cálcio. Uma xícara de vagem fornece 14,4 microgramas de vitamina K (quase 20% da necessidade diária), bem como 4% da de cálcio.
É importante lembrar que não são as vitaminas, minerais individuais ou antioxidantes sozinhos que fazem vegetais como a vagem uma parte tão importante da dieta. Provou-se uma e outra vez que isolar estes nutrientes saudáveis ​​em forma de suplemento não irá fornecer os mesmos resultados.

8. Propriedades que beneficiam os olhos

Mesmo que não aparente, vagens contêm os mesmos pigmentos que dão aos legumes suas cores vermelho, amarelo e laranja. Esses pigmentos, chamados carotenoides, funcionam como antioxidantes, mas alguns também preenchem outros papéis. A vagem contém três carotenoides em especial: betacaroteno, luteína e zeaxantina. O betacaroteno é convertido em retinol, que é a forma de vitamina A, essencial para a visão noturna. A luteína e a zeaxantina absorvem a luz azul, que protege os olhos dos danos causados ​​por essa luz de alta intensidade. Os carotenoides são incluídos na dieta diária recomendada de vitamina A. Você vai ter 29% de sua dose diária em 1 xícara de vagem cozida.

9. Pode melhorar a síntese de colágeno

Como um antioxidante, a vitamina C neutraliza os radicais livres antes que eles possam danificar as células saudáveis. Para além das células, a vitamina C também protege as proteínas, gorduras e carboidratos. Mas você pode agradecer a vitamina C por mais do que a proteção antioxidante. Sem um fornecimento adequado de vitamina C, o seu corpo não pode fazer colágeno. A falta de colágeno se traduz em grandes problemas para o seu corpo, porque é o usado nos tecidos para apoiar e fortalecer a sua pele, ossos, tendões e órgãos. Uma xícara de vagem cozida contém cerca de 13% de sua dose diária recomendada de vitamina C.

10. Um alimento rico em fibras

As vagens são muito ricas em fibras dietéticas (9% do valor diário por 100 gramas), o que pode ajudar o movimento do intestino e é útil para proteger as membranas mucosas do cólon, reduzindo o tempo de exposição a substâncias tóxicas, assim como por ligação a substâncias cancerígenas no cólon. A fibra dietética também foi apontada por reduzir os níveis de colesterol no sangue através da ligação a ácidos biliares no cólon. Dada o seu valor calórico baixo e o fato de possuir fibras, um dos benefícios da vagem é ser útil também para dietas de perda de peso.

 

VAGEM DA RÁPIDO LIGHT – É prático, é light, é saudável… É muito bom.

 

Alimentação equilibradaAlimentação Funcionalalimentação saudávelAlmoço light, ArrozBarra de cereal, Batata, bebida nutritiva, Carboidratos light, Carboidratos saudáveis, carne assadaComida congelada light bh, Comida congelada naturalComida congelada natural bh, Comida detox, Comida Fitness, Detox, Dieta, EdamameEmagrecimento, Fitness, Fitness MulherFrango, Jantar Light, Kits e programas, legumes, lentilhalight, Macarrão Integral, Panqueca integral, Peixes, Pratos prontos, Proteína LightPurê, Quinoa, Risoto, Salmão, Sanduíches naturais light, Saúde, smoothieSopas Light, Sopas LightsSopa VerdeVegetariano, Verduras

 

Fonte: Mundo Boa Forma

Deixe uma resposta