10 Benefícios da Batata Doce – Para Que Serve e Propriedades

Batata Doce - BenfíciosEmbora elas sejam suaves e cremosas o suficiente para serem colocadas em tortas e sobremesas, batatas doces também são uma surpreendente fonte vegetal nutritiva. As batatas doces são ricas em inúmeros nutrientes e antioxidantes. Além disso, elas são livres de gordura, relativamente baixas em sódio e têm menos calorias do que as batatas brancas, embora tenham mais açúcar. Este texto abordará sobre este tubérculo, citando algumas propriedades e benefícios da batata doce, e para que serve a mesma.

 

Um pouco sobre a batata doce
Não se esqueça de adicionar estes vegetais naturalmente doces em suas refeições ao longo do ano. Por que? Para que serve este vegetal? Elas são um dos mais nutritivos que existem. A batata doce pode ser encontrada em seu mercado local durante todo o ano.
Enquanto muitas pessoas fixam todas as batatas em uma categoria, as batatas podem realmente ser completamente diferente em termos de sabor, aroma, textura e nutrientes. A batata doce não é exceção. Ela pertence a uma família de alimentos totalmente diferente do inhame ou batata comum.
Dependendo da variedade, que existem cerca de 400, a pele e carne da batata doce podem ser quase branca, creme, amarela, laranja, rosa ou roxa profunda, embora branco/creme e amarelo-laranja sejam as mais comuns. Às vezes, esse vegetal de raiz terá o formato de uma batata, sendo curto e com extremidades arredondadas, enquanto outras vezes será mais longo com extremidades afiladas.

 

Propriedades e benefícios da batata doce
Esta seção irá retratar algumas propriedades e benefícios da batata doce. Estes pontos por si só, já são uma visão de para que serve a batata doce. Há um grande número de categorias de nutrientes responsáveis pelos benefícios de saúde deste tubérculo subvalorizado. Entre estas categorias estão antioxidantes, nutrientes anti-inflamatórios e reguladores do açúcar no sangue. Cada categoria traz consigo valiosos benefícios da batata doce para a saúde.

 

1. São altamente nutritivas
A batata doce contém vitamina A, vitamina C, manganês, fibras, vitaminas do complexo B, potássio e até mesmo ferro. Na verdade, a batata doce pode ser considerada um dos vegetais mais saudáveis que existem.
A batata doce de tamanho médio contém mais do que sua necessidade diária de vitamina A, quase um terço da vitamina C que você precisa, quase 15% de sua ingestão diária de fibras alimentares e 10% do potássio necessário. A batata doce pode até proteger fumantes e aqueles que vivem com enfisema em virtude de sua vitamina A, visto que a fumaça de cigarro cria uma deficiência desta vitamina.
Esta deficiência pode ser uma das causas de enfisema. Parar de fumar seria melhor, mas comer muita batata doce, enquanto você trabalha nisto, pode salvar sua vida.

 

2. Contém vários nutrientes antioxidantes
A batata doce contém uma riqueza de pigmentos carotenoides em tons laranja. Nos países de toda a África, na Índia e no Caribe, a batata doce tem se mostrado uma forma altamente eficaz de fornecer a crianças em idade escolar quantidades consideráveis de vitamina A.
Em alguns estudos, a batata doce foi apontada por ser uma melhor fonte de betacaroteno biodisponível do que os vegetais de folhas verdes. Como a batata está disponível em muitos países, a sua capacidade de fornecer um importante antioxidante como o betacaroteno, torna-a um alimento de destaque.
Todavia, o betacaroteno só começa a contar a história de antioxidantes na batata doce. Particularmente na batata doce de polpa roxa, pigmentos de antioxidantes antocianina são abundantes. Cianidinas e peonidinas estão concentradas no núcleo de amido da batata doce de polpa roxa, e estes nutrientes antioxidantes podem ser ainda mais concentrados do que na pele.
Isto é, batatas doces têm genes que são especializados na produção de pigmentos de antocianina na parte carnuda do tubérculo. Ordinariamente, é necessário contar com as peles/cascas de alimentos para este mesmo nível de antioxidantes antocianina. Mas não no caso da batata doce. Extratos da pele da batata doce de polpa roxa e púrpura foram apontados em estudos de investigação pelo aumento da atividade de duas enzimas antioxidantes chave: superóxido dismutase de cobre/zinco (Cu / Zn-SOD) e catalase (CAT).
Uma pesquisa recente mostrou que quando passam pelo nosso trato digestivo, as cianidinas e peonidinas, além de outros fitonutrientes da batata-doce, podem ser capazes de reduzir o risco para a saúde representado pela exposição a metais pesados e radicais de oxigênio. Essa redução do risco pode ser importante não só para os indivíduos com problemas do aparelho digestivo, mas para todas as pessoas que querem reduzir o risco potencial representado pela presença de resíduos de metais pesados (como pequenas quantidades de mercúrio ou cádmio ou o arsênico) em sua dieta.
As reservas de proteínas da batata doce também têm importantes propriedades antioxidantes. Estas proteínas, chamadas de esporaminas, são produzidas pelas plantas de batata doce, sempre que as plantas são sujeitas a danos físicos. A sua capacidade de ajudar as plantas a se curar deste dano é significativamente relacionada ao seu papel como antioxidante. Especialmente quando ela está sendo digerida dentro do trato gastrointestinal, podem-se obter alguns desses mesmos benefícios da batata doce.

 

3. Tem potencial anti-inflamatório
A antocianina e outros pigmentos associados à cor das batatas doces são igualmente valiosas pelos benefícios da batata doce anti-inflamatórios. No caso de inflamação, os cientistas entendem ainda mais sobre as propriedades surpreendentes deste tubérculo. Em estudos em animais, vários fatores de inflamação ficaram reduzidos após o consumo de qualquer batata doce ou seus extratos.
Uma vez que cada um destes eventos pode desempenhar um papel chave no desenvolvimento da inflamação indesejada, a sua redução por fitonutrientes da batata doce marca claramente um papel deste alimento em problemas de saúde relacionados à inflamação. Em estudos com animais, a redução da inflamação após o consumo de batata doce tem sido identificada em tecidos de cérebro e tecidos nervosos por todo o corpo.
O que é igualmente fascinante sobre os fitonutrientes batata doce relacionados com a cor é o seu impacto sobre o fibrinogênio. O fibrinogênio é uma das principais glicoproteinas do corpo que é necessária para a coagulação bem sucedida do sangue. Com a ajuda de um fator de coagulação, a trombina, o fibrinogênio é convertido em fibrina durante o processo de coagulação do sangue.
Quantidades balanceadas de fibrinogênio, trombina e fibrina são uma parte fundamental da saúde do corpo e da sua capacidade para fechar feridas e parar a perda de sangue. No entanto, quantidades excessivas dessas moléculas relacionadas com a coagulação podem, por vezes, representar um risco para a saúde. Por exemplo, o excesso de presença de fibrinogênio e fibrina podem desencadear secreção indesejada de moléculas pró-inflamatórias (incluindo citocinas e quimiocinas).
Em estudos com animais, muita fibrina no sistema nervoso central tem sido associada com ruptura da bainha de mielina que rodeia os nervos e lhes permite conduzir sinais eléctricos adequadamente. Em estudos preliminares em animais, a ingestão de extratos de batata doce foi apontada por redução da inflamação e redução simultânea dos níveis de fibrinogênio.

 

4. Potencial melhoria da regulação de açúcar no sangue
Muitas pessoas pensam sobre vegetais ricos em amido como um grupo de alimentos que não poderia ser útil para controlar o açúcar no sangue. Isso porque muitas pessoas percebem que estes alimentos podem ser convertidos pelo nosso trato digestivo em açúcares simples. Se os alimentos são concentrados em amido, há muitas vezes um risco de excesso de liberação de açúcar simples em nosso trato digestivo e muita pressão em cima de nossa corrente sanguínea para a captação de mais açúcar (o resultado desta situação seria uma elevação excessivamente rápida do nível de açúcar no sangue).
O que é fascinante sobre a batata doce é a sua capacidade de melhorar potencialmente a regulação do açúcar no sangue, mesmo em pessoas com diabetes tipo 2, apesar de seu índice glicêmico ser médio. Os 6,6 gramas de fibras alimentares em uma batata doce média são definitivamente uma vantagem em termos de regulação de açúcar no sangue, uma vez que ajudam equilibrar o ritmo da digestão.
Além disso, uma pesquisa recente mostrou também que os extratos de batata doce podem aumentar significativamente os níveis sanguíneos de adiponectina em pessoas com diabetes tipo 2. A adiponectina é um hormônio produzido pelas nossas células gordas, e que serve como um importante modulador do metabolismo da insulina. Pessoas com metabolismo da insulina mal regulado e insensibilidade à insulina tendem a ter níveis mais baixos de adiponectina, e pessoas com metabolismo da insulina saudável tendem a ter níveis mais elevados.

 

5. Beneficiam a pele
Há muitos benefícios da batata doce para a saúde de sua pele, devido ao alto teor de betacaroteno, que ajuda a converter a vitamina A em seu corpo que desencadeia o DNA responsável por produzir novas células da pele. Você já se perguntou por que a maioria dos produtos para a pele têm ácido retinóico e retinol neles?
À medida em que seu corpo faz novas células, sua pele velha é descartada e você obtém brilho, tornando-se mais resistente a produtos químicos e danos. Além disso, alguns especialistas afirmam que o betacaroteno ajuda a reverter os danos dos radicais livres, o que leva a rugas. Se você quer sua pele saudável e brilhante, considere o uso de produtos de batata doce para ajudar a manter a pele bonita.

 

6. Podem ajudar com a perda de peso
Os benefícios da batata doce também também abrangem a perder peso, pelas seguintes características:
– São baixas em calorias;
– Têm índices glicêmicos médios (mas as fibras presentes diminuem a taxa de absorção de glicose, conforme citado na seção anterior, beneficiando o controle do açúcar no sangue);
– São ricas em fibras;
– São ricas em potássio.
Como alimentos deste tipo são absorvidos mais lentamente, eles ficam em seu aparelho digestivo mais tempo. É por isso que esses alimentos são às vezes chamados de carboidratos lentos. Estes alimentos podem ajudar a controlar o apetite e atrasar sinais de fome, que podem ajudar a controlar o peso. Açúcar equilibrado no sangue também pode ajudar a reduzir o risco de resistência à insulina.

 

7. Beneficiam a saúde do coração
As batatas doces são uma grande fonte de vitaminas B6, que são boas em quebrar a homocisteína, uma substância que contribui para o endurecimento dos vasos sanguíneos e artérias. Há benefícios da batata doce também para o seu coração, pois o teor de potássio reduz a pressão arterial, mantendo o equilíbrio de fluidos. O potássio também é um eletrólito importante que ajuda a regular o batimento cardíaco.

 

8. Ajuda a melhorar o estresse
A batata doce contém magnésio, o mineral essencial para desestressar. Ele promove o relaxamento, calma e bom humor, assim como a saúde de artéria, sangue, ossos, músculos e nervos.

 

9. Prevenção do câncer
Propriedades anticancerígenas têm apontado novos benefícios da batata doce para a sua saúde. Alguns estudos têm sugerido que o betacaroteno pode reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e câncer de ovário em mulheres na pós-menopausa.
No entanto, a batata doce roxa pode ser ainda mais eficaz em protelar o câncer, com um efeito positivo sobre o crescimento de células de câncer. Isto está relacionado, pelo menos parcialmente, ao potencial antioxidante apontado para elas, em seção anterior.

 

10. Coadjuvante para o ganho de músculos
A batata doce está presente em muitas dietas de fisiculturistas. Juntamente com arroz, batata, aveia e massas, batatas doces são uma grande fonte de carboidratos, o que significa mais um dos benefícios da batata doce para a boa forma. Além do teor de carboidratos, a batata doce tem inúmeros outros benefícios para fisiculturistas, muitos dos quais citados nas seções anteriores.
As batatas doces são carregadas com fibras, conforme afirmado anteriormente. A fibra, como é de conhecimento geral, é essencial para ajudar a controlar o apetite, queimar gorduras, manter uma digestão saudável e construir músculos. O potássio, por sua vez, é um mineral que desempenha um grande papel no controle muscular, equilíbrio de eletrólitos e função nervosa. Atletas e outras pessoas envolvidas no treinamento intenso geralmente precisam de mais potássio do que uma pessoa sedentária.

 

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Fonte: Blog Mundo Boa Forma

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